Ir para o conteúdo
Telefones:
  • São Paulo: (11)94442-4671
    Fortaleza:  (85)99981-9648
    Fixo:          (85)  3181-9644
  • Enviar mensagem
Your language:


09/08/2018

Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa)

Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa)

O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) foi criado em 2002 por meio de um inovador arranjo entre governo federal, órgãos estaduais e instituições privadas e a sociedade civil. O Arpa tem o objetivo de promover a conservação e a proteção permanente de 60 milhões de hectares ou 15% da Amazônia brasileira – uma área maior que a Alemanha. É considerado o maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo.
 
O Programa representa hoje a principal estratégia de conservação da biodiversidade para o bioma amazônico. Por meio da criação, da expansão e do fortalecimento de unidades de conservação (UCs), o Arpa assegura recursos financeiros para a gestão e manutenção das UCs e a promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia.
 
Além disso, o Arpa garante a efetividade de parte significativa do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), figura como parte importante das políticas de prevenção e combate ao desmatamento ilegal e busca manter bases ecológicas para o desenvolvimento do país.
 
Atualmente, o Arpa protege 114 unidades de conservação (UCs) na Amazônia brasileira, que representam mais de 59,2 milhões de hectares. As unidades de conservação apoiadas pelo programa são beneficiadas com bens, obras e contratação de serviços necessários para a realização de atividades de integração com as comunidades de entorno, formação de conselhos, planos de manejo, levantamentos fundiários, fiscalização e outras ações necessárias ao seu bom funcionamento.
 
O Programa Áreas Protegidas da Amazônia é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pelas instituições de gestão de unidades de conservação. Essas instituições podem ser federais, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ou estaduais, como os órgãos ambientais dos nove estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
 
O Programa possui um arranjo operacional inovador por meio de uma parceria público-privada (PPP) que permite que recursos de doação sejam integralmente internalizados no Brasil via uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), o Funbio. Além disso, a estrutura gerencial é composta pelo Comitê de Programa (com representantes dos governos estaduais e federal, e da sociedade civil), Comitê do Fundo de Transição (com representantes dos doadores e do Governo Federal) e um Painel Científico de Aconselhamento.

Visite também

Imóveis à venda

Os melhores apartamentos, casas e outros imóveis à venda em Fortaleza, Ceará.

Listar imóveis à venda

Serviços

Compra e venda de imóveis, avaliação de imóveis e outros serviços

Saiba mais sobre Serviços

Como Comprar

Tire suas dúvidas sobre FGTS, financiamentos, atendimento, etc.

Saiba como comprar


Por que comprar vender seu imóvel com o consultor Paulo Nobre

Nobbre

Paulo Nobre - Avaliações e Vendas de Imóveis em todo Brasil.

FORTALEZA - CE
Av. Santos Dumont, 2828,
Aldeota - Fortaleza, Ceará
Fixo: (85) 3181-9644
Móvel: (85) 99981-9648

SÃO PAULO - SP
Maria de Castro Mesquita, 222
Centro - Guarulhos - São Paulo
Móvel: (11) 94442-4671
e-mail: paulo@nobbre.com


© 2013 -2019 Paulo Nobbre - Todos os direitos reservados - CRECI 2948 (desde: 1993)